Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCELIA DO PATROCINIO SILVERIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUCELIA DO PATROCINIO SILVERIO
DATA : 02/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

TEORIA ATOR-REDE E ENSINO DE CIÊNCIAS: PRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORIENTADA PARA AÇÕES NO ANTROPOCENO


PALAVRAS-CHAVES:

Antropoceno; Sequência Didática; Teoria Ator-Rede; Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

Este trabalho tem o objetivo de elaborar, desenvolver e avaliar uma Sequência Didática (SD)
fundamentada em questões ambientais urgentes, identificadas por membros de uma
comunidade escolar. Pensamos as relações entre o ser humano e planeta orientadas pelas
recentes discussões que a academia tem proposto acerca do termo Antropoceno. Este, refere-se
a uma possível nova época geológica, na qual a ação humana é a principal força atuante na
modificação e transformação do planeta. Do campo da didática, apostamos nas formulações
teóricas desenvolvidas sobre Sequências Didáticas (SDs) as quais preconizam na organização
de propostas de ensino centradas em determinados objetivos pedagógicos. Além desses, nosso
repertório teórico-metodológico é composto pela Teoria Ator-Rede a qual entende que não há
hierarquia entre humanos e não humanos na composição do social, definindo-o assim, como
um movimento peculiar de associação entre diferentes entidades. O campo de investigação se
deu em uma escola pública estadual, situada no município de São João del-Rei, MG, aonde a
professora-pesquisadora também leciona o conteúdo de Ciências. A partir da identificação de
uma questão socioambiental urgente, foi selecionada a temática do ciclo da água e a ocorrência
de enchentes para o conteúdo da SD. A SD foi desenvolvida em sete etapas mais um momento
prévio, se configurando nas seguintes: o) Momento prévio - com o objetivo de perceber o olhar
dos estudantes sobre o ciclo da água; i) Momento I - para identificar a situação problema
referente a algumas realidades da água – os alagamentos; ii) Momento II - embasamento teórico
e conceitual sobre a temática de estudo; iii) Momento III - pautou-se em estender o local e
ampliar a visão dos estudantes a respeito do problema; iv) Momento IV - coleta de respostas
em grupos; v) Momento V - apresentação das conclusões encontradas; vi) Momento VI - para
sintetizar e generalizar todas as conclusões e, vii) Momento VII – para sistematizar o
conhecimento com um encaminhamento para uma ação política. Os dados foram coletados por
meio de observação participante e registrados por meio de fotografias, áudios, vídeos e
trabalhos escritos pelos estudantes. No momento atual desta pesquisa, estamos desenvolvendo
análises em busca dos primeiros resultados. Nosso foco está em verificar as sociomaterialidades
construídas por meio da SD em torno do problema ambiental identificado pela turma. Assim
como, compreender as potencialidades da Sequência Didática desenvolvida enquanto
capacidade de promover um protagonismo e um reconhecimento dos aprendizes como cidadãos
políticos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIO AUGUSTO RODRIGUES E SILVA - UFOP
Presidente - 1927311 - GABRIEL MENEZES VIANA
Interno - 1357619 - RICARDO PEREIRA SEPINI
Notícia cadastrada em: 04/04/2023 07:46
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