“ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL"
Educação Infantil; Artes Plásticas; Teoria Histórico-Cultural
Esta pesquisa, elaborada no Programa de Pós-graduação em Educação (PPEDU) da
Universidade Federal de São João del Rei, MG, na linha “Processos Socioeducativos e
Práticas Escolares”, está vinculada ao grupo de pesquisa CRIA – Centro de Respeito às
Infâncias e suas Aprendizagens. Parte-se do pressuposto de que a arte deve fazer parte
das práticas pedagógicas na Educação Infantil por ser essencial ao desenvolvimento
humano. A partir disso, este trabalho, por meio de uma pesquisa qualitativa e
bibliográfica tem como problemática as seguintes questões: Como a produção científica
e acadêmica, disponibilizada no diretório de dissertações e teses da Capes, apresenta as
artes plásticas na Educação Infantil? Quais são as possibilidades de planejamento e
práticas pedagógicas envolvendo as artes plásticas na Educação Infantil, segundo a
perspectiva histórico-cultural? Como é o trabalho pedagógico com as artes plásticas na
Educação Infantil segundo as pesquisas disponibilizadas no diretório de dissertações e
teses da Capes? A partir desses questionamentos, o objetivo geral é refletir sobre o
trabalho pedagógico com as artes plásticas na Educação Infantil a partir das dissertações
e teses disponibilizadas no diretório da Capes, entre 2018 e 2022. Os objetivos
específicos são: compreender as possibilidades de trabalho pedagógico com as artes
plásticas e o seu papel na formação da criança na escola de Educação Infantil, em uma
perspectiva histórico-cultural; refletir sobre o trabalho pedagógico com as artes plásticas
na Educação Infantil segundo as teses e dissertações disponibilizadas no diretório da
Capes entre os anos 2018 e 2022. Para alcançar os objetivos foi desenvolvida uma
pesquisa bibliográfica no catálogo de teses e dissertações da Capes, entre o período de
2018 e 2022. A partir dessa pesquisa, foram selecionados 7 trabalhos para análise.
Todos foram desenvolvidos em Universidades Federais, por mulheres e abordam as
artes plásticas em diferentes perspectivas teóricas. Algumas considerações parciais
sobre o referencial teórico de base realizadas até o momento sobre a perspectiva
histórico-cultural compreendem que o indivíduo se desenvolve por meio dos processos
interativos, conforme suas vivências e experiências com o meio no qual está imerso e
com o outro. A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, dever do
Estado e direito da criança, pode ser organizada como um meio para vivências artísticas,
sendo que as práticas pedagógicas podem ser planejadas e efetivas de modo a apresentar
a cultural mais elabora, enriquecendo o repertório cultural e experiências artísticas da
criança.