Banca de DEFESA: MARIANA PINHEIRO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA PINHEIRO DA COSTA
DATA : 07/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

UM ESTUDO ATOR-REDE DE PROCESSOS FORMATIVOS DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM DOIS PROGRAMAS DE FOMENTO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
Residência Pedagógica (RP); Teoria Ator-Rede; Formação de professores de Educação
Física; Corpo afetado.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Esta pesquisa se propôs a mapear os processos de formação de professores de Educação
Física em dois programas de fomento à formação de professores, o Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência
Pedagógica (RP). A investigação foi conduzida com 08 (oito) discentes do curso de
licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - campus Barbacena, que participaram,
necessariamente, dos dois programas, entre os anos de 2018-2021. Um dos principais
referenciais teórico-metodológicos adotado na pesquisa foi a Teoria Ator-Rede (TAR)
proposta por Bruno Latour e colaboradores. Para recolha e produção dos dados, foi
realizada, inicialmente, uma investigação em documentos oficiais (como os editais
governamentais) que fundamentam as propostas para ambos os programas. Em seguida,
fizemos uma revisão bibliográfica no campo da Educação Física em estudos que
tomaram o Pibid e o RP como objetos de pesquisa. Nossa perspectiva foi de também
identificar a existência desses programas por meio dos rastros produzidos em diferentes
locais do campo de formação de professores. Além disso, foram conduzidas entrevistas
semiestruturadas com os licenciandos que participaram de ambos os programas, em que
buscamos identificar os atores humanos e não humanos que se fizeram presentes e as
práticas sociomateriais que marcaram as principais associações na perspectiva dos
participantes, afetando os corpos em formação dos futuros professores. Os resultados
apontam uma diversidade de actantes presentes nos relatos dos entrevistados, dentre
eles, o curso de Educação Física, os alunos, os ex-pibidianos, o (a) professor (a)
supervisor/preceptor (a), a Pandemia de Covid-19, as escolas campos, o estágio
supervisionado e a relação teoria e prática. Os licenciandos foram se formando
professores à medida que aprenderam a ser afetados pelos vínculos estabelecidos com
os diversos actantes identificados. Neste contexto, a participação no Pibid e no RP e as
associações decorrentes dessa participação tornaram os licenciandos mais articulados
para o exercício da docência.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1568423 - DIEGO DE SOUSA MENDES
Presidente - 1927311 - GABRIEL MENEZES VIANA
Externa à Instituição - SCHEILA ESPÍNDOLA ANTUNES - IFSUDESTEMG
Notícia cadastrada em: 07/07/2023 10:32
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