Banca de DEFESA: KATIA APARECIDA FRANCO DE SOUSA

LOCAL: Google meet

ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Educação Infantil; Artes Plásticas; Teoria Histórico-Cultural

Esta pesquisa, elaborada no Programa de Pós-graduação em Educação (PPEDU) da Universidade Federal de São João del Rei, MG, na linha “Processos Socioeducativos e Práticas Escolares”, está vinculada ao grupo de pesquisa CRIA – Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens. Parte-se do pressuposto de que a arte deve fazer parte das práticas pedagógicas na Educação Infantil por ser essencial ao desenvolvimento humano. A partir disso, este trabalho, por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica tem como problemática as seguintes questões: Como a produção científica e acadêmica, disponibilizada no diretório de dissertações e teses da Capes, apresenta as artes plásticas na Educação Infantil? Quais são as possibilidades de planejamento e práticas pedagógicas envolvendo as artes plásticas na Educação Infantil, segundo a perspectiva histórico-cultural? Como é o trabalho pedagógico com as artes plásticas na Educação Infantil segundo as pesquisas disponibilizadas no diretório de dissertações e teses da Capes? A partir desses questionamentos, o objetivo geral é refletir sobre o trabalho pedagógico com as artes plásticas na Educação Infantil a partir das dissertações e teses disponibilizadas no diretório da Capes, entre 2013 e 2022. Os objetivos específicos são: compreender as possibilidades de trabalho pedagógico com as artes plásticas e o seu papel na formação da criança na escola de Educação Infantil, em uma perspectiva histórico-cultural; refletir sobre o trabalho pedagógico com as artes plásticas na Educação Infantil segundo as teses e dissertações disponibilizadas no diretório da Capes entre os anos 2013 e 2022. Para alcançar os objetivos foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, no catálogo de teses e dissertações da Capes, entre o período de 2013 e 2022. A partir desse levantamento, foram selecionados 11 trabalhos para análise. Dentre estes, 6 (seis) foram desenvolvidos em universidades federais, 3 (três) em universidades estaduais e 2 (dois) em universidades privadas. Todas as pesquisas foram desenvolvidas por mulheres (pesquisadoras e orientadoras) e abordaram as Artes plásticas em diferentes perspectivas teóricas. O conjunto dos dados gerados na pesquisa demostram que, apesar dos trabalhos selecionados abordarem diferentes perspectivas teóricas acerca das práticas pedagógicas com as Artes plásticas na Educação Infantil todas concordam que as Artes plásticas possibilitam às crianças desenvolverem aspectos físicos, cognitivos, psicológicos e emocionais na Educação Infantil. Algumas centralizam o desenvolvimento no professor e em na sua prática pedagógica, outras voltam-se à própria criança e sua relação com os materiais e com o ambiente em si, e ainda há aqueles que se preocupam com os espaços instituídos para a Arte, como por exemplo, os museus.

Presidente - 1005053 - AMANDA VALIENGO
Externa à Instituição - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA - UFLA
Interna - 1999919 - GIOVANA SCARELI
Notícia cadastrada em: 13/11/2023 13:51