O PNAES COMO FERRAMENTA DE CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE POLÍTICO PEDAGÓGICA DOS AVANÇOS E DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSJ"
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O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição dos instrumentos
oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para estudantes
com vulnerabilidade socioeconômica na Universidade Federal de São João del-Rei. É
proposta uma análise investigativa e crítica do histórico de ações relativas à
assistência estudantil a partir do PNAES, suas construções e identificação de quais
atores ou movimentos estiveram presentes na formulação das políticas locais de apoio
à permanência. Busca-se entender a efetividade das ferramentas de permanência no
cotidiano do estudante assistido, além da compreensão da importância dessa ação no
contexto pedagógico e político para o combate à evasão. A partir da compreensão de
renda, se analisa as contradições entre o capitalismo e as ações afirmativas que
buscam consolidar uma educação pública verdadeiramente democrática. Como
ferramentas metodológicas são usadas a análise documental, entrevistas e
construção de narrativas com enfoque no contexto social entroncado com o objeto de
estudo. Como perspectivas futuras para o trabalho estão previstas a realização de
entrevistas com discentes assistidos pelas políticas derivadas do PNAE e outrora com
aqueles que foram excluídos do ensino superior público por falta de assistência
socioeconômica, busca de dados complementares e construção de narrativas.