Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO HENRIQUE DOS REIS
DATA : 01/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

O PNAES COMO FERRAMENTA DE CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE POLÍTICO PEDAGÓGICA DOS AVANÇOS E DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSJ"


PALAVRAS-CHAVES:

xx


PÁGINAS: 51
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição dos instrumentos
oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para estudantes
com vulnerabilidade socioeconômica na Universidade Federal de São João del-Rei. É
proposta uma análise investigativa e crítica do histórico de ações relativas à
assistência estudantil a partir do PNAES, suas construções e identificação de quais
atores ou movimentos estiveram presentes na formulação das políticas locais de apoio
à permanência. Busca-se entender a efetividade das ferramentas de permanência no
cotidiano do estudante assistido, além da compreensão da importância dessa ação no
contexto pedagógico e político para o combate à evasão. A partir da compreensão de
renda, se analisa as contradições entre o capitalismo e as ações afirmativas que
buscam consolidar uma educação pública verdadeiramente democrática. Como
ferramentas metodológicas são usadas a análise documental, entrevistas e
construção de narrativas com enfoque no contexto social entroncado com o objeto de
estudo. Como perspectivas futuras para o trabalho estão previstas a realização de
entrevistas com discentes assistidos pelas políticas derivadas do PNAE e outrora com
aqueles que foram excluídos do ensino superior público por falta de assistência
socioeconômica, busca de dados complementares e construção de narrativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCOS RIBEIRO MESQUITA - UFAL
Presidente - 2117285 - CASSIA BEATRIZ BATISTA E SILVA
Interna - 1911160 - KELLY LISLIE JULIO
Notícia cadastrada em: 28/11/2023 15:53
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03