Banca de DEFESA: Jacqueline de Castro Martins Ferreira Silveira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jacqueline de Castro Martins Ferreira Silveira
DATA : 20/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

MENINAS, MULHERES E IDOSAS: FILMES QUE APRESENTAM IMAGENS DO FEMININO NO CINEMA PRODUZIDO PARA A INFÂNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação.Intergeracionalidade. Feminino. Cinema.


PÁGINAS: 211
RESUMO:

Como as imagens femininas vem sendo apresentadas, criadas e transfiguradas nos filmes
feitos para as crianças? Frente à desigualdade de gênero e suas transformações e
consequências políticas, econômicas e sociais, as imagens registradas, montadas e
distribuídas a respeito do lugar do feminino têm o poder de dar a ver, e também de criar,
muitos modos de ser e estar no mundo. O objetivo geral desta pesquisa, é analisar os
filmes que têm sido produzidos para as crianças nos últimos 9 anos (2015-2023) que
veiculam imagens de meninas, mulheres e idosas. Para alcançar esse objetivo, buscamos:
a) compreender o posicionamento das pesquisas na área da Educação com relação às
apresentações do feminino no cinema; b) catalogar os filmes encontrados que apresentam
o feminino em diferentes gerações; c) analisar diferentes formas de uma possível
construção da imagem do feminino nas diferentes gerações por meio das obras
cinematográficas; d) escolher um filme que apresenta essa temática, a fim de identificar
os elementos da linguagem cinematográfica que compõem a construção das imagens do
lugar feminino nas diferentes gerações; e) acompanhar e compartilhar modos e efeitos de
invenção e reinvenção subjetivas que o encontro com a alteridade do cinema provoca
enquanto espectadora. Ao me dispor a caçar imagens do feminino nos filmes, invento
maneiras de me relacionar com os filmes encontrados, inspirada pela cartografia de Gilles
Deleuze e Félix Guattari. Para uma análise mais detida, o curta metragem Baile (2019) da
diretora Cíntia Domit Bittar, foi escolhido para compreendermos como é construída a
imagem do feminino em diferentes gerações. No quadro teórico, as principais referências
foram Bell Hooks (1952), Simone de Beauvoir (1949), Judith Butler (2003), Guacira
Lopes Louro (2014), Valeska Zanello (2018) em diálogo com estudiosos da linguagem
cinematográfica como Barthes (1980), Bohnsack (2010), Martin (2013). Os principais
resultados foram: 1) a consideração de que, nas animações e filmes mais recentes,
sobretudo os filmes de Contos de Fada, tem realizado modificações e desestabilizações
nas apresentações da feminilidade, apresentando mulheres mais independentes e fortes
que as personagens clássicas; 2) a pluralidade de feminino(s) e a problematização da
feminilidade; 3) o relacionamento amoroso com o homem como narrativa central das
obras cinematográficas; 4) o papel feminino como suporte e auxílio aos personagens
masculinos; 5) a apresentação das relações entre as gerações de meninas, mulheres e
idosas; 6) a sutileza dos filmes como potência de imaginação e criação e, por fim; 7) a
denúncia da associação estabelecida entre feminino e maternidade. É importante ressaltar
que estes sete aspectos não são construídos de maneira isolada e articulam-se uns com os
outros. Assim, ao olhar para esta variedade de filmes, almejamos a manifestação de
pluralidades e singularidades de feminismo(s) e a convivência entre gerações.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA CRISTINA VERSUTI - UnB
Interna - 1705068 - FERNANDA OMELCZUK WALTER
Presidente - 1999919 - GIOVANA SCARELI
Notícia cadastrada em: 29/11/2023 15:17
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