PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)
Saberes Docentes. Professores. Matemática. Percepções. OBMEP.
O objetivo geral deste estudo é compreender como professores de matemática percebem a
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em suas práticas
profissionais. Tendo como base as reflexões de Maurice Tardif sobre os saberes do professor
no ambiente escolar e a noção de percepção delineada por Vargas Melgarejo, busca resposta
para a pergunta: como professores de Matemática de escolas situadas no município de
Barbacena (MG) percebem a OBMEP e que saberes são mobilizados em suas percepções? A
pesquisa é de cunho qualitativo. Na coleta de dados foram usados como instrumentos: um
questionário produzido no Google Forms e uma entrevista realizada com cinco professores de
escolas das redes particular e pública municipal, estadual e federal. Os dados foram analisados
segundo as seguintes categorias: as “questões”, o “projeto nacional” que envolve a OBMEP, a
“prática dos professores”, os “estudantes” e “sobre si mesmo em relação à OBMEP”. As
percepções dos professores mostraram-se singulares, ou seja, muitas vezes tais percepções são
apresentadas na forma de opiniões e podem vir a mostrar como eles mobilizam seus saberes
docentes e, no ambiente escolar, como o conjunto dessas percepções fundamenta seu juízo
sobre a OBMEP. Elas variaram de acordo com a vivência profissional de cada um(a) e, em
algumas, mostraram mobilizar saberes, especialmente, o experiencial.