Banca de DEFESA: JOSIANE CAMILA DE LELIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIANE CAMILA DE LELIS
DATA : 12/03/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA EM ESCOLA DO CAMPO: desafios e estratégias de uma professora


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Remoto Emergencial; Educação do Campo; Prática Pedagógica; Alfabetização; Letramento.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Esta pesquisa tem como compreender a prática pedagógica de uma professora
alfabetizadora realizada numa turma do 2° ano do Ensino Fundamental no
contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) numa escola do campo, a partir
dos eventos de alfabetização descritos por uma professora de uma turma de
alfabetização de uma escola pública do campo localizada no município de
Araripe, Ceará. A pesquisa teve como base teórica-metodológica os estudos
referentes à pesquisa netnográfica, os Novos Estudos do Letramento, e
pesquisas da área da alfabetização e letramento, bem como legislações
educacionais sobre a educação do campo. A pesquisa de campo se deu por
meio de entrevistas e do levantamento do material didático e paradidático
disponibilizados no grupo de WhatsApp da escola. Dentre os resultados
obtidos, destacamos o uso do Livro Didático (LD) como o principal suporte na
alfabetização durante o ensino remoto emergencial, a produção de vídeos
realizados pela professora alfabetizadora para explicação dos conteúdos, bem
como práticas de leitura e de literatura. Além disso, destacamos a importância
e o protagonismo da professora para que o acesso à educação fosse
garantindo ao longo do ensino remoto emergencial.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS - UFAL
Interna - 1005053 - AMANDA VALIENGO
Externa ao Programa - 3192677 - ANA CAROLINE DE ALMEIDA
Presidente - 1477033 - MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO
Notícia cadastrada em: 22/02/2024 10:17
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04