ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA EM ESCOLA DO CAMPO: desafios e estratégias de uma professora
Ensino Remoto Emergencial; Educação do Campo; Prática Pedagógica; Alfabetização; Letramento.
Esta pesquisa tem como compreender a prática pedagógica de uma professora
alfabetizadora realizada numa turma do 2° ano do Ensino Fundamental no
contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) numa escola do campo, a partir
dos eventos de alfabetização descritos por uma professora de uma turma de
alfabetização de uma escola pública do campo localizada no município de
Araripe, Ceará. A pesquisa teve como base teórica-metodológica os estudos
referentes à pesquisa netnográfica, os Novos Estudos do Letramento, e
pesquisas da área da alfabetização e letramento, bem como legislações
educacionais sobre a educação do campo. A pesquisa de campo se deu por
meio de entrevistas e do levantamento do material didático e paradidático
disponibilizados no grupo de WhatsApp da escola. Dentre os resultados
obtidos, destacamos o uso do Livro Didático (LD) como o principal suporte na
alfabetização durante o ensino remoto emergencial, a produção de vídeos
realizados pela professora alfabetizadora para explicação dos conteúdos, bem
como práticas de leitura e de literatura. Além disso, destacamos a importância
e o protagonismo da professora para que o acesso à educação fosse
garantindo ao longo do ensino remoto emergencial.