Banca de DEFESA: TALES FIDELIS FALQUE VIEIRA

DISCENTE : TALES FIDELIS FALQUE VIEIRA
DATA : 04/04/2024
LOCAL: Google meet

Os professores de Educação Física e as afetações do Regime Especial De Atividades Não Presenciais: Um estudo a partir da Teoria Ator-Rede

Regime Especial de Atividades não-Presenciais (REANP); Educação Física; Teoria Ator-Rede (ANT); Afetações e Pandemia.

Diante do contexto causado pela pandemia do Covid-19, muitas mudanças ocorreram pelo mundo todo, desde a maneira como nos relacionamos, trabalhamos, estudamos e nos divertimos. Assim sendo, a educação básica também foi atingida por essa realidade, trazendo novas configurações e desafios a todos envolvidos nesse processo: escola, professores, famílias e os alunos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar e investigar quais as possíveis afetações sobre as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física de uma pequena cidade mineira durante o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). O estudo se fundamenta a partir dos pressupostos da Teoria Ator-Rede (ANT), na qual compreende que vivemos em um mundo de relações e trocas, não apenas entre humanos, mas também entre humanos e não humanos, na qual, busca mapear e rastrear como ocorrem essas trocas e como cada ator age dentro dessa rede de conexões. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com entrevista semiestruturada. Como resultado, observamos que as ações escolhidas pelos governantes e gestores escolares para a continuidade do ensino foram precárias e simplórias, não conseguindo produzir uma resposta educacional inovadora, humana e mais próxima aos alunos. Os professores se tornaram meros intermediários em suas práticas docente, enviando e recebendo as atividades propostas através dos Planos de Estudo Tutorado (PET), demonstrando como o REANP se configurou em um ensino tecnicista. No que se refere à Educação Física em particular, o REANP produziu um ensino descorporificado, cognitivista, voltado apenas para a resolução de atividades conteudistas, mensurado o que era certo e errado, desassociado do objeto de estudo da disciplina.

Externo à Instituição - ARNALDO SIFUENTES PINHEIRO LEITE - IFSULMINAS
Presidente - 1568423 - DIEGO DE SOUSA MENDES
Interno - 1927311 - GABRIEL MENEZES VIANA
Notícia cadastrada em: 21/03/2024 10:25