PONTES DE SABERES ENTRE CUIDADO E EDUCAÇÃO: A PRÁTICA DE YOGA NA VIDA ACADÊMICA
Multiplicidades; Educação; Cuidado; Yoga; Saúde; Racionalidades em Saúde; Práticas Integrativas Complementares; Ayurveda; Bem Viver; Sociedade do Cansaço; Adoecimento.
Esta dissertação surge da observação ativa sobre os desafios e as potencialidades da vida
educacional. O objetivo do estudo foi investigar as possíveis transformações, geradas a partir
da prática regular de Yoga dentro da Universidade Federal de São João del Rei e, assim, criar
pontes de saberes. A prática de Yoga foi orientada dentro dos preceitos da Ayurveda, sistema
de saúde mais antigo do mundo e, portanto, teve a intenção de aproximar estes
conhecimentos/práticas de cuidado, da comunidade acadêmica estimulando a autonomia. O
Yoga foi vivenciado como conhecimento-ação, à luz da abordagem das multiplicidades,
segundo a teoria de Michel Serres (2003), para subsidiar de maneira saudável e harmoniosa a
importância de outras racionalidades no ambiente educacional. Para tanto, foi criada uma rede
de instrutores de Yoga, que contribuíram voluntariamente com a pesquisa, a fim de promover
uma formação ampla e crítica que experienciasse a transmissão e construção de outros saberes.
Assim, de forma democrática, foram ofertadas práticas regulares de Yoga para todos os setores
da universidade: educadores, técnicos, terceirizados estudantes e comunidade em geral, durante
o contraturno acadêmico por um período de três meses. De forma direta, cerca de 100 pessoas
se beneficiaram com a pesquisa de campo, variando a faixa etária de crianças a idosos,
servidores, alunos e comunidade externa, mas dentre todas elas não houve nenhum terceirizado.
Para melhor compreender as camadas que esse projeto abrange, utilizamos várias metodologias
de investigações, dentre elas o diário de campo, produzido com base nas observações das
intervenções, relatos dos instrutores após as intervenções e também questionários e rodas de
conversa com a comunidade acadêmica, buscando refletir sobre os processos de adoecimentos
e práticas de cuidados no ambiente acadêmico, de forma geral. Além disso e mais
especificamente, procuramos compreender como a prática de Yoga pode contribuir na melhoria
da qualidade de vida e impulsionar na construção de intervenções significativas para aquele
contexto acadêmico. Para tanto, assumimos uma perspectiva contracolonial (Bispo, 2023)
estabelecendo pontes de saberes entre a saúde e a educação, através da potência gerada pela
popularização de práticas vitalistas em ambientes educacionais. Apesar dos desafios do trajeto
encontramos resultados que nos encorajam a continuar os estudos.