Banca de QUALIFICAÇÃO: HENRIQUE RESENDE CORREA

DATA : 16/04/2021
LOCAL: Video conferencia

A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO E A BUSCA PELA AUTONOMIA DE PENSAMENTO

Filosofia para/com crianças. Educação para o pensar. Comunidade de investigação filosófica.

O texto que aqui se constrói tem a intenção de apresentar algumas reflexões a respeito das possibilidades do ensino de filosofia para e com crianças. A sistematização da filosofia para crianças surge em meados da década de 60, pensado pelo filósofo americano Matthew Lipman e seus colaboradores. A ideia chega ao Brasil na década de 80 e vai ganhando forma e espaço dentro das instituições. A filosofia para criança, pensada por Lipman, possui características específicas e a sistematização do programa gera diversas discussões por todo o globo, instigando a reflexão a respeito da temática e apresentando possibilidades de experiências filosóficas com as crianças. Walter Kohan, nos oferece novas perspectivas para se pensar a prática filosófica, considerando elementos essenciais para a construção significativa de um pensar reflexivo. Para nos auxiliar com as reflexões sobre o tema, recorreremos às experiências filosóficas promovidas pelo Laboratório de Educação em Filosofia (LAFIL) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), existente desde 2003. Este laboratório pensa e estuda as possibilidades do ensino de filosofia recorrendo às contribuições dos autores supracitados. Deste modo, há a possibilidade de se desenvolver atividades de filosofia com crianças através do Programa de Extensão, desse laboratório, intitulado a “Comunidade de Investigação Filosófica no Ensino Fundamental. Este projeto promove experiências filosóficas para os anos iniciais de algumas escolas públicas da cidade de São João del-Rei, através de aulas semanais, a fim de desenvolver a reflexão crítica e criativa desde a mais tenra idade. Após a apresentação do LAFIL e de suas bases teóricas, buscaremos construir um diálogo entre a proposta de filosofia para/com crianças, a percepção dos gestores das escolas parceiras por meio de entrevistas e a análise de relatórios do LAFIL, nos últimos anos.

Presidente - 1999919 - GIOVANA SCARELI
Interno - 435109 - WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ALEXANDRE FILORDI DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 08/04/2021 15:02