FILOSOFIA PARA E COM CRIANÇAS EM SÃO JOÃO DEL-REI: UM ESTUDO SOBRE O LAFIL/UFSJ".
Filosofia para/com crianças; Laboratório de Educação em Filosofia; Comunidade de investigação filosófica.
Essa pesquisa tem como tema central o Laboratório de Educação em Filosofia (LAFIL) da
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com o objetivo de investigar as possíveis
contribuições desse laboratório a partir do Programa de Extensão “Comunidade de
Investigação Filosófica” (CIF), no trabalho com a filosofia para e com crianças nos anos
iniciais de escolas públicas da cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. O tema da pesquisa
surge a partir da experiência do pesquisador durante cinco anos como voluntário do LAFIL.
Este laboratório tem como um de seus objetivos pensar e estudar as possibilidades do ensino
de filosofia a partir das contribuições de diversos pensadores, dentre eles Matthew Lipman,
que sistematizou a filosofia para crianças, na década de 1960 nos EUA e Walter Kohan, que
tem trabalhado com filosofia com crianças no Brasil. São eles também, nossas referências de
base nesse trabalho, que se constrói a partir de levantamento bibliográfico, análise de fontes
documentais, como relatórios das escolas que receberam o Programa de Extensão, pareceres,
projetos, e entrevistas dos gestores das escolas parceiras. O trabalho que aqui se apresenta está
organizado da seguinte forma: apresentação do pesquisador, introdução, apresentação do
Lafil, desde a sua criação e do Programa de Extensão CIF; as bases teóricas que constituem o
LAFIL e o CIF e, por fim, uma primeira entrevista realizada com uma das coordenadoras de
uma das escolas parceiras. Desse modo, nos ocuparemos em cotejar percepções diversas de
um mesmo programa. A autonomia de pensamento e a razoabilidade também são conceitos
caros a essa pesquisa pelo fato de contribuírem para pensar a pesquisa e a prática filosófica
para e com crianças. Os passos que aqui avançam visam explorar caminhos para a reflexão a
respeito das possibilidades do ensino de filosofia nos anos iniciais, indicando direções e
possibilidades, sem a pretensão de esgotar a caminhada.