Trajetórias discentes no curso de Pedagogia da UFSJ: das expectativas iniciais às impressões finais
Pedagogia. Ingressantes. Concluintes. Expectativas. Impressões.
Esta pesquisa busca trazer a voz dos discentes do curso de Pedagogia
presencial/noturno da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) sobre as
suas trajetórias no curso, apresentando desde suas expectativas iniciais, até suas
impressões finais, no momento da conclusão. Em um movimento semelhante, a
pesquisa busca ainda entrecruzar as vozes desses discentes com aquilo que
preconizam algumas diretrizes teóricas sobre a formação docente em cursos de
Pedagogia. A intenção é trazer no trabalho as vozes dos discentes que passam por
essa formação, somando suas expectativas e impressões ao que dizem as teorias
e regulamentações para a formação em Pedagogia. Para tanto, a pesquisa se dá a
partir de questionários respondidos pelos discentes e apresentados por eles no
início do curso em 2017 e complementados nesta pesquisa pelos relatos
compartilhados a partir de entrevista realizada com a mesma turma em 2020 na
condição de concluintes. Com base, inicialmente, na premissa da diversidade de
perfis e expectativas dos ingressantes nesse curso, a pesquisa traz à tona a relação
escolar de cada aluno, também, como ocorreu a relação das trajetórias escolares
de cada aluno e as suas expectativas ao ingressarem em um curso na área de
formação de docentes bem como as suas impressões ao final do curso. Busca-se
identificar, a confluência entre as razões que os levaram à escolha desse curso e o
que, de fato, o curso pode oferecer aos seus discentes ao longo desses quatro anos
de formação. A pesquisa tem abordagem qualitativa, utilizando, para tanto, os
instrumentos metodológicos que permitiram a sua consecução: questionário e
entrevistas, além da confluência entre os dados e os referenciais teóricos que
potencializaram os recursos metodológicos e os que eles permitiram encontrar
nessa pesquisa. De acordo com a voz discente o currículo do curso foi efetivo na
busca da circularidade entre teoria e prática, mas alguns pontos são geradores de
angústias, bem como de propostas de melhoria, segundo eles: a necessidade de
disciplinas ligadas à tecnologia; a necessidade de se rever os horários de dedicação
à projetos de iniciação científica, de forma a poder incluir um maior número de
discentes; a sugestão de início do estágio mais cedo no curso para um melhor
aproveitamento e o temor com o futuro profissional do recém pedagogo. Espera-se
que a pesquisa possa contribuir para a compreensão dos anseios e perspectivas
discentes no curso de Pedagogia e que essas vozes possam, somadas às teorias
desse campo, levar a um aprimoramento da formação oferecida a esses futuros
professionais da educação, a partir do que almejam e esperam do curso escolhido.