Banca de DEFESA: TAMARA APARECIDA REIS DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAMARA APARECIDA REIS DE FREITAS
DATA : 31/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/yff- fekt-nnu
TÍTULO:

ENTRE CONCEPÇÕES E SIGNIFICAÇÕES: O LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada; Professores de Educação Física; Educação Física
escolar.


PÁGINAS: 116
RESUMO:

A presente pesquisa tem o objetivo de compreender como o campo da formação continuada
tem se constituído (ou não) na realidade dos professores de Educação Física que atuam na
rede municipal da cidade de São João Del Rei – MG. Para tanto, partiu-se do seguinte
problema de pesquisa: como a formação continuada em Educação Física Escolar tem se
constituído e é significada pelos professores desta área que atuam na rede Municipal da
cidade de São João Del Rei-MG? Atualmente a rede municipal de São João Del Rei-MG
conta com 8 professores de Educação Física que atuam nos segmentos do Ensino
Fundamental I e II, em 8 escolas da zona urbana do município. Contudo, participam desta
pesquisa 6 professores de Educação Física que atuam em 7 instituições, tendo em vista que
duas professoras que atuam em uma mesma escola manifestaram dificuldades em participar
do estudo em função da pandemia decorrente da Covid-19. A pesquisa assenta-se em uma
abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEIN, 1994; DEMO, 1998; CHIZZOTTI, 2003; YIN,
2016). No processo de análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por
Bardin (2016), que tem o objetivo compreender os significados contidos nas mensagens
comunicativas, neste caso em específico, nas entrevistas com os professores de Educação
Física. Emergiram da pesquisa três categorias temáticas denominadas: “Fatores de Desvio ou
de Motivação para a Formação Continuada”; “A Formação Continuada Praticada: Os Seus
Limites, Materialidade e Contexto” e “Demandas e Limites das Ações Formativas”. Esta
pesquisa evidenciou que a família, especialmente os filhos; e a indisciplina dos alunos são
aspectos que influenciam no desvio formativo destes professores. Enquanto responsável por
promover formações aos professores da rede municipal de Educação, constatou-se que a SME
cumpre esta função. Contudo, tais formações possuem contornos de imposição e não têm
atendido as demandas suscitadas pelos professores. Com efeito, para superar tais demandas,
os professores têm investido em formações via plataformas digitais de informação e
comunicação, especialmente, através das comunidades de aprendizagem virtual. Ainda em
relação a utilização das plataformas de informação e comunicação para a formação
continuada de professores, também foi possível identificar que os professores têm
estabelecido relações com a Mídia-Educação. Também se verificou que as políticas de
formação para professores, através dos Programas Residência Pedagógica e Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que são Programas de incentivo e valorização
do magistério também são formações significativas para os professores de Educação Física.
Em se tratando das demandas formativas suscitadas pelos professores, observou-se que a
inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física escolar e a mobilização
didática pelos professores foram as questões mais efervescentes. Já em relação as limitações
em torno das formações que os professores participaram, eles destacam a ausência de recursos
ofertados pela escola para o desenvolvimento das aulas e a ausência de trocas de experiências
com os pares. Os professores destacaram que a escola e a universidade são fundamentais para
o processo de formação continuada. Além disto, os professores também sugeriram que os
módulos formativos escolares fossem utilizados como espaço de formação para os
professores. Ao se referirem as expectativas para este trabalho, os professores indicam como
desdobramento a realização de um curso de formação continuada, mostrando interesse em
participarem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1568423 - DIEGO DE SOUSA MENDES
Externo à Instituição - JOSÉ ÂNGELO GARIGLIO - UFMG
Externo ao Programa - 1545003 - MARCELO PEREIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 11/08/2021 22:24
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