"O CASTELO DE INSTRUÇÃO"; Práticas educativas de um colégio confessional feminino na cidade de Barbacena-MG (1900-1940).
Práticas educativas. Formação de professoras. Educação católica. Mulheres.
Este trabalho tem o objetivo de identificar, compreender e analisar as práticas educativas
realizadas no curso normal do Colégio Imaculada Conceição, situado na cidade de Barbacena
– MG, no período entre 1900 e 1940, de modo a compreender como se dava a formação de
meninas, futuras professoras, nessa instituição confessional. O trabalho de pesquisa se
justifica tanto pelo ineditismo da instituição e fontes pesquisadas, como pela contribuição para
as investigações sobre “praticas educativas” dentro de uma instituição católica. A
metodologia consta do levantamento bibliográfico, da leitura, seleção e pesquisa em fontes
históricas institucionais e periódicos locais, assim como a consulta à historiografia que trata
sobre as seguintes temáticas: mulheres, formação de professoras, catolicismo e as práticas
educativas ao longo da história da educação brasileira. Os resultados apontam que não
existem trabalhos relacionados à instituição de ensino pesquisada, Colégio Imaculada
Conceição, bem como são poucos os que analisam sobre práticas educativas em colégios
confessionais católicos. A leitura e análises da documentação possibilitaram a identificação de
práticas educativas relacionadas à constituição de um perfil de feminilidade das alunas com
grande destaque aos trabalhos manuais, à disciplina no interior da instituição, assim como
entender a estratégia utilizada pelo Colégio Imaculada Conceição para se adaptar aos
discursos escolanovista no decorrer dos anos. Diante dessa investigação foi possível verificar
a preocupação da instituição na formação de professoras seguindo um discurso ultramontano,
nacionalista, cujo objetivo era formar as mulheres de elite e educadoras em prol da nação e da
sociedade.