Banca de DEFESA: KHALMEL GABRIEL LIMA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KHALMEL GABRIEL LIMA DE OLIVEIRA
DATA : 13/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/ppi-izvx-scf
TÍTULO:

MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA) NAS TRAMAS DA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DAS PERFORMANCES DOS ESTUDANTES NO ENSINO REMOTO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física escolar, Ensino Remoto, Performance, Teoria Ator-Rede, Mídia-Educação.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Esta pesquisa analisou os efeitos produzidos por interlocuções pedagógicas no ensino-
aprendizagem da Educação Física escolar durante o Ensino Remoto (ER), em uma escola

pública do interior mineiro, no transcorrer da terceira etapa do ano letivo de 2020. Para tal, o
estudo atuou com o conceito de performance (MOL, 2008; SORENSEN, 2009) em articulação

com os pressupostos da Teoria Ator-Rede (TAR) (LATOUR, 2012). O caminho teórico-
metodológico envolveu os pressupostos procedimentais da Pesquisa-Ação de forma

interrelacionada com a TAR, tendo o estudo ocorrido com três turmas do 8o ano do ensino
fundamental, entre os meses de setembro e novembro de 2020. Nesse período foram realizados
3 ciclos de investigação-ação (TRIPP, 2005), de onde foram extraídas quatro cenas para análise.
Foram utilizados como instrumentos para a produção dos dados: diário de campo, questionário,
capturas e gravações de tela. A análise dos dados realizou-se por meio de uma abordagem
qualitativa, com base nos pressupostos da TAR, e identificou: os (as) actantes que compuseram
as redes, as relações entre os actantes, os desvios e/ou translações que se efetivaram, quais
agrupamentos se formaram, as negociações decorrentes dos movimentos em rede, as redes
formadas e quais realidades foram produzidas e, consequentemente, quais performances
emergiram. Desse modo, foram analisadas quatro cenas, as quais foram delineadas mediante a
utilização de: quadros, figuras, capturas de tela, transcrição de trechos do questionário,
transcrição de áudio e esquemas/diagramas. Assim, em nossas análises identificamos que
emergiram das circunstâncias estudadas quatro performances, a saber: (I) performance de
interlocução - evidenciou a relevência das trocas dialógicas durante a busca por um arranjo
didático que viesse a atender aos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem durante o
ER; (II) performance midiático-criativa - demonstrou entendimento e apropriação por parte dos
estudantes acerca dos elementos chave da ME, evidenciando a dimensão criativa e estética
através dos materiais midiáticos produzidos; (III) performance criativo-expressiva - evidenciou
a diversidade de elementos envolvidos no processo criativo dos estudantes, assim como a
capacidade comunicativo-expressiva desses sujeitos, que seguiram uma lógica não linear e de
colaboração para produzir mídias. (IV) performance crítico-comunicativa – manifestou a
dimensão crítica da Mídia-Educação (ME) e a expressão de novos sentidos relativos à mídia
podcast por parte dos estudantes. Como encaminhamentos finais (provisórios), acreditamos que
as afetações pedagógicas produzidas pela articulação da ME com a Educação Física escolar
evidenciaram possibilidades para usos mais significativos das mídias digitais no contexto
estudado, colaborando para a superação de um formato de produção da experiência educativa
centrada apenas na transmissão de conteúdos. Além disso, acreditamos também que ao produzir
um retrato localizado da Educação Física escolar em tempos de pandemia, especificamente no
ER, oferecemos uma contribuição para que sejam pensados novos estudos, mesmo nas
circunstâncias do ensino presencial ou no modelo híbrido, que podem investigar de que maneira
os novos arranjos didáticos vivenciados durante o ER poderão vir a compor novas associações
na forma de atuação de professores e estudantes em relação à TDIC no âmbito educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1568423 - DIEGO DE SOUSA MENDES
Interno - 1927311 - GABRIEL MENEZES VIANA
Interno - 2365832 - MARCIO ROBERTO DE LIMA
Externo à Instituição - ROGÉRIO SANTOS PEREIRA - UFSC
Notícia cadastrada em: 17/11/2021 14:56
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03