HISTÓRIAS DA ESCOLA DA SERRA DE TIRADENTES: MEMÓRIAS, AFECTOS, EXPERIÊNCIAS E ESTRANHAMENTOS
Escolas alternativas. Afecto. Memória. Experiência. Estranhamento.
Essa pesquisa busca habitar a extinta Escola da Serra de Tiradentes, inaugurada em 1996 por um casal de suíços, uma professora de São Paulo e um arquiteto curitibano. Foi pensada a partir do movimento das escolas alternativas que começou em 1857 com Leon Tolstoi e perpetuou com autores como: J.J. Rousseau, H. Pestalozzi, Maria Montessori, C. Frenet, Jean Piaget, Emília Ferreiro, Paulo Freire, Rudolf Steiner e J. Krishnamurti. Esse estudo traz as narrações de sua história depois de perambulações por entre documentos e encontros que tivemos com vinte companheiras e companheiros de pesquisa e suas intensidades, sendo elas: a memória, o afecto, a experiência e o estranhamento, buscando as potências das vozes, dos rabiscos e dos estranhamentos que encontramos nessas andanças. Caminhando com a cartografia, assumindo um texto rizomático e uma narrativa no discurso indireto livre, sustentamos a ideia de que essa escola, apesar de extinta, ainda conta muitas histórias e é capaz de plantar em quem perambulou pelos seus caminhos um movimento de ir e vir, de proliferação de pensamentos, de diálogos e intensidades.