FILOSOFIA PARA E COM CRIANÇAS EM SÃO JOÃO DEL-REI: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE EXTENSÃO “COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA”, DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM FILOSOFIA DA UFSJ
Filosofia para/com crianças; Laboratório de Educação em Filosofia;
Comunidade de investigação filosófica.
Essa pesquisa tem como tema central o Laboratório de Educação em Filosofia (LAFIL) da
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com o objetivo de investigar as possíveis
contribuições desse laboratório a partir do Programa de Extensão “Comunidade de Investigação
Filosófica” (CIF), no trabalho com a filosofia para e com crianças nos anos iniciais de escolas
públicas da cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. O tema da pesquisa surge a partir da
experiência do pesquisador durante cinco anos como voluntário do LAFIL. Este laboratório tem
como um de seus objetivos pensar e estudar as possibilidades do ensino de filosofia a partir das
contribuições de diversos pensadores, dentre eles Matthew Lipman, que sistematizou a filosofia
para crianças, na década de 1960 nos EUA e Walter Kohan, que tem trabalhado com filosofia
com crianças no Brasil. O texto se constrói a partir da análise de fontes documentais, como
relatórios das escolas que receberam o Programa de Extensão, pareceres, projetos e a análise
categorial das cinco entrevistas realizadas com as coordenadoras e professoras das escolas
parceiras do programa. Cellard (2008) nos auxilia na análise documental e Bardin (1977) na
análise categorial das entrevistas. O trabalho que aqui se apresenta está organizado da seguinte
forma: 1) apresentação do pesquisador, e as relações entre universidade e escola por meio da
Extensão, um dos pilares da universidade pública brasileira. 2) o LAFIL é apresentado e junto
a ele seus pressupostos teóricos e metodológicos. Neste momento também é discutido sobre a
extensão e sua importância na contribuição da formação de profissionais qualificados e
sensíveis à realidade brasileira; 3) os referenciais teóricos que sustentam a dissertação são
essenciais para se discutir filosofia para e com crianças, principalmente no cenário brasileiro;
4) após a construção de um cenário-contexto são apresentados trechos das entrevistas realizadas
com as coordenadoras e professoras parceiras do programa. A análise categorial dessas
entrevistas evidencia a teoria na prática e a prática provoca novas possibilidades de se pensar a
filosofia para e com crianças. Desse modo, nos ocuparemos em cotejar percepções diversas de
um mesmo programa. Os passos que aqui avançam visam explorar caminhos para a reflexão a
respeito das possibilidades do ensino de filosofia nos anos iniciais, indicando direções e
possibilidades, sem a pretensão de esgotar a caminhada.