Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANA BRAGA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANA BRAGA SANTOS
DATA : 01/04/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Práticas Educativas no trabalho do Agente Comunitário de Saúde mediadas pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação


PALAVRAS-CHAVES:

Autoetnografia. Educação em Saúde. Práticas educativas no cotidiano.
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trabalho do Agente Comunitário
de Saúde.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A pandemia da COVID-19 alterou o trabalho de muitos profissionais na área da saúde,
dentre eles, o do Agente Comunitário de Saúde (ACS), visto que seu trabalho
consiste(ia) em realizar visitas domiciliares, o que teve que ser repensado devido à
situação atual, exigindo que o ACS reinventasse sua rotina de trabalho e o seu modo de
trabalhar, ressignificando o uso da tecnologia a seu favor. Além disso o território de tal
trabalhador que antes era representado pela rua e pelos domicílios das famílias, agora
tem se apresentado através do virtual, mediado pelas Tecnologias Digitais de
Informação e Comunicação (TDIC). A saúde compreendida por muitos como ausência
de doença, não pode e nem deve ficar restrita a essa concepção, pois “o corpo vivo é a
pessoa, que carrega uma história, dilemas, sofrimentos, alegrias, gostos, necessidades,
compreensões e culturas.” (CARVALHO & CECCIM, 2006 p.23), aliás, questões
sociais- como acesso à educação, trabalho, saneamento básico, alimentação, entre
outros- impactam diretamente na promoção à saúde. Serviços que outrora eram
ofertados presencialmente, com a pandemia passaram a ser disponibilizados online,
excluindo uma parte da população. Questões que só podem ser resolvidas através da
tecnologia: pessoas que precisam baixar o aplicativo “MEU INSS” para marcar uma
perícia ou conseguir receber o pagamento, paciente que precisa enviar por e-mail sua
documentação em PDF para conseguir uma vaga de trabalho na designação, pacientes
que precisam de algum boleto que o correio não enviou, são alguns exemplos rotineiros
no cotidiano de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) e que transformam o trabalho
do ACS em práticas educativas. Dessa forma, a Educação em Saúde acontece no
cotidiano do fazer dos trabalhadores e na interação com as necessidades das pessoas,
num processo de ensino-aprendizagem, no qual compartilham-se os saberes populares e
os científicos (BRASIL & SANTOS, 2018), aumentando a autonomia individual e
coletiva das pessoas (BESSA et al, 2020). Nesse contexto, as TDIC surgem, mediando a
Educação em Saúde, além de possibilitar o aprendizado e a comunicação entre os
profissionais de saúde e os pacientes (CHAVES et al, 2018). Para isso, fez-se
necessário utilizar da autoetnografia que foi o fio condutor desta pesquisa, pelo fato de a
pesquisadora atuar como ACS e serem os seus sentimentos e experiências dados vitais
“para a compreensão do mundo social que está sendo observado.” (SANTOS, 2017, p.
223)


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA LUCIANA BOTTI - UNICENTRO
Presidente - 2117285 - CASSIA BEATRIZ BATISTA E SILVA
Interno - 1568423 - DIEGO DE SOUSA MENDES
Notícia cadastrada em: 17/03/2022 16:02
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