Banca de DEFESA: ISAIAS LEONEL FERREIRA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISAIAS LEONEL FERREIRA SOARES
DATA : 10/05/2022
HORA: 07:30
LOCAL: https://meet.jit.si/GEHBio
TÍTULO:

"O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSJ: UM ESTUDO ATOR-REDE A PARTIR DOS RELATOS DOS RESIDENTES ".


PALAVRAS-CHAVES:

Programa Residência Pedagógica; Teoria Ator-Rede; Formação de professores de Ciências e Biologia; Corpo afetado.


PÁGINAS: 151
RESUMO:

Esta pesquisa buscou mapear os processos de formação de professores de Ciências e Biologia
no Programa de Residência Pedagógica (RP), no curso de Ciências Biológicas (RP-Bio),
durante o biênio 2018-2020, na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Foi adotado
como principal referencial teórico-metodológico a Teoria Ator-Rede (ANT) proposta por
Bruno Latour e colaboradores. Inicialmente, foi realizada uma investigação em documentos
oficiais (Leis, resoluções e pareceres) e reportagens que traziam propostas para o Programa
evidenciando rastros da emergência dessa nova entidade no campo de formação de professores.
Em um segundo momento, buscou-se por evidências do RP os quais agregavam existências a
essa entidade em outros locais como em documentos institucionais na UFSJ e do curso de
Ciências Biológicas. Em seguida, fora circunstanciada a existência do Programa Residência
Pedagógica nas vivências dos residentes do RP-Bio e para isso, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com professores em formação que participaram do Programa. As análises da
pesquisa se propuseram a identificar os atores humanos e não humanos que se fizeram presentes
nas redes do RP em diferentes locais e como as existências do programa foram sendo
produzidas pelas mediações desses actantes. Ao mesmo tempo, nas análises das entrevistas, o
mapeamento dos atores nos relatos dos residentes se propôs também a identificar como essas
associações sóciomateriais afetaram os corpos em formação dos futuros professores. Os
resultados da pesquisa apontam para uma diversidade de actantes que se fizeram presentes nos
relatos dos residentes e que fizeram-fazer os residentes e o programa RP-Bio-UFSJ. Em
especial, os actantes escola, alunos (da escola e da universidade) e professores (da escola e da
universidade) mostraram ontologias de simetria variáveis que foram capazes de, às suas
maneiras, afetar o corpo do jovem professor promovendo reflexões, contrastes, conhecimentos,
sentimentos e críticas. Ao interagir com esses actantes em rede, o residente teve condições de
aprender mais sobre escola, alunos, conteúdo, ensino, aprendizagem entre outros elementos que
lhe ofereceram oportunidades para construir um corpo mais articulado com atores que
compõem a prática de seu futuro ambiente profissional. Por fim, foi possível perceber que o
programa RP na rede situada do RP-Bio UFSJ também ofereceu condições para uma maior e
melhor aproximação dos residentes com a profissão docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1927311 - GABRIEL MENEZES VIANA
Externa à Instituição - LYNN ROSALINA GAMA ALVES - UFBA
Interno - 2365832 - MARCIO ROBERTO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 19/04/2022 16:38
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