Banca de DEFESA: SONIA MARA DE CARVALHO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SONIA MARA DE CARVALHO SILVA
DATA : 28/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO JOÃO DEL-REI/MG E SEUS EFEITOS NA PRÁTICA DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Comunidade de investigação filosófica. Formação de professores. Prática pedagógica. Pesquisa (auto)biográfica.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A presente pesquisa buscou compreender o Programa de Extensão “Comunidade de
Investigação Filosófica” (CIF), do Laboratório de Educação em Filosofia (LAFIL), da
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e os seus possíveis efeitos na prática
de três professoras regentes de uma escola estadual de São João del-Rei. O caminho
percorrido se iniciou com a curiosidade em conhecer as singularidades do LAFIL ao se
perceber que algo havia mudado nos alunos com a participação deles no Programa de
Extensão. A partir da pesquisa, passou-se a estranhar o ambiente escolar, com o qual já
se familiarizara, indagando sobre os possíveis impactos que a CIF poderia refletir no
fazer pedagógico das professoras envolvidas no Programa. Para este caminhar
científico, utilizou-se a metodologia de estudo de caso, por se tratar de um evento
específico do LAFIL na escola. No entanto, a pesquisa foi atravessada por uma
(auto)biografia, partindo de um princípio baseado na compreensão da situação, pela via
do ator social e pela importância da interação entre o pesquisador, que também é um
pesquisado, e as pessoas da pesquisa. Desse modo, histórias de vidas foram
entrecruzadas com os contextos sociais, culturais, econômicos, políticos e religiosos.
Como instrumento para a construção de dados, empregou-se a entrevista narrativa com
as três professoras, que receberam a CIF nas turmas para as quais lecionavam. A análise
de conteúdo foi escolhida para analisar as entrevistas e refletir sobre os possíveis efeitos
da CIF na prática pedagógica docente, na formação de professores e na relação dos
projetos com as escolas que os recebem. A pesquisa revelou que o Programa de
Extensão CIF, que habita o chão da Escola Estadual Tomé Portes Del Rei, contribuiu, e
ainda contribui, para o processo de autoformação docente, partindo do princípio da
análise das suas ações, que ocorreram durante a caminhada do Programa na escola, com
as turmas das professoras pesquisadas. Além disso, evidenciou a necessidade de
repensar as formas de interação entre os professores da escola, a fim de proporcionar
uma interação-reflexiva das experiências vivenciadas nas oficinas do Programa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1999919 - GIOVANA SCARELI
Interna - 1881988 - MARIA EMANUELA ESTEVES DOS SANTOS
Externa à Instituição - ROSANA APARECIDA FERNANDES - UFRGS
Notícia cadastrada em: 20/04/2022 09:49
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