DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE MOTOR À COMBUSTÃO INTERNA COM CONFIGURAÇÃO NÃO-CONVENCIONAL E DIMIUIÇÃO DAS PEÇAS MÓVEIS
motor, combustão interna, não-convencional, massa móvel.
Os motores à combustão interna possuem papel fundamental desde as revoluções industriais, auxiliando trabalhos em muitas áreas da engenharia. O ciclo Otto, ciclo mais utilizado nos motores de ignição por centelha, sofreu alterações desde sua criação. Nesse contexto de modificações, surgiram patentes para estudos de pistões fixos, onde a camisa da câmara de combustão desenvolve trabalho com seu movimento alternado, com o intuito de diminuir a massa móvel e aumentar a eficiência térmica. A preocupação com combustíveis renováveis também toma atenção do cenário global, sendo o etanol o combustível renovável de interesse para aplicação neste motor. Para a construção desse motor não convencional é necessária adaptação das peças dos motores convencionais, sendo preciso uma análise de todas as partes para que funcionem corretamente. Além disso, a geometria complexa do motor requer estudos aprofundados para os sistemas de arrefecimento e admissão de ar-combustível, sendo preciso analisar a condução de calor na câmara de combustão e o escoamento da mistura ar/combustível no conduto de admissão. Para esses estudos foram aplicados conhecimentos da literatura de transferência de calor e comportamento de fluidos, sendo feitos cálculos e simulações nos programas Matlab, FeaTool e Ansys, obtendo resultados significativos. Nesse contexto, ademais têm se em vista buscar a menor massa das peças em movimento, que estudos anteriores determinaram a possível redução de 46% de massa móvel, e consequentemente, uma melhoria de eficiência térmica.