ANÁLISE DOS ÍNDICES DE EMISSÕES EM UM MOTOR DIESEL USANDO DOIS BIOCOMBUSTÍVEIS PRODUZIDOS PELA MESMA MATÉRIA PRIMA
Biocombustíveis, motor de combustão interna, emissões, regulamento de emissões, EURO V
Dois combustíveis de diferentes composições são produzidos a partir da cana-de-açúcar: o farnesano e uma variedade de biodiesel. Foi feita a adaptação dos limites de emissões em emissão específica (g/kWh) para índice de emissões por kg de combustível consumido (Emissions Index [g/Fuelkg]) e índice de emissões por kg de CO2 emitido (Emission Combustion Index [g/CO2kg]), com a finalidade de obter resultados mais apurados das emissões de NOx, CO e THC, de estes dois biocombustíveis. Foi comprovado que as emissões de NOx para o biodiesel foram reduzidas na maioria dos modos de operação em comparação ao diesel mineral, enquanto com o farnesano observou-se pequenas reduções. Para as emissões de CO, o farnesano obteve valores bem similares ao diesel mineral, enquanto o biodiesel apresentou um aumento considerável. Para as emissões de THC, foi observado uma redução para o biodiesel, principalmente à altas cargas, no entanto, essas emissões para o farnesano foram superiores ao diesel de referência. Para os três tipos de contaminantes estudados, só se observou diferenças notáveis entre os índices e o limite normalizado para a emissão de NOx. Apesar disso, a adaptação de emissões específicas para índices de emissões se mostrou vantajoso para os biocombustíveis.