ESTUDO DE BUCHAS ESCOADAS OBTIDAS ATRAVÉS DO PROCESSO DE FURAÇÃO POR FRICÇÃO APLICADO AO ALUMÍNIO AERONÁUTICO A7075-T6
Bucha Escoada; Furação; Fricção; Alumínio 7075-T6; Flowdrill
Este estudo tem por objetivo avaliar buchas escoadas obtidas através do processo de furação por fricção empregado ao Alumínio 7075-T6. Para isso foi adquirido uma ferramenta especial de flowdrill e então foi realizado 24 corpos de provas em chapas de diferentes espessuras com diferentes parâmetros de operação tais como avanço e velocidade de corte. Todos os corpos de provas foram submetidos a ensaios não destrutivo de circularidade e cilindricidade com finalidade de determinar os desvios de forma, posterior a esta etapa os corpos de provas foram bipartidos para que fosse realizado o estudo de rugosidade afim de analisar o acabamento superficial dos furos. As dimensões da bucha escoada será alvo de estudo também, será feito medições do colar que resulta acima da face superior, da altura e espessura da bucha escoada a baixo da face inferior, tudo através do microscópio ótico e micrometro de parede. Posterior e para finalizar, todos os corpos de provas serão submetidos a ensaios de microdureza com intenção de comparar a dureza na região da bucha escoada com a dureza do material. Como resultado parcial, constatou-se que para os dados de rugosidade a variável que mais fez efeito foi a espessura da chapa. Já para a cilindricidade e circularidade a interação velocidade de corte com espessura da chapa mostrou ser a variável que mais influência no processo.